Santiago

Ilha de contrastes, com montanhas e vales férteis em seu centro e belas praias ao longo da costa, Santiago é a maior ilha do arquipélago e abriga a capital do país, Praia.

A primeira ilha a ser povoada, teve como capital Ribeira Grande, mais conhecida por Cidade Velha, considerada o berço da cabo-verdianidade. Pela sua história, foi classificada como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, em 26 de junho de 2009.

O que fazer

banner_ST2Cidade Velha, Património da Humanidade – uma visita obrigatória àquela que é considerada o berço da cabo-verdianidade. Lá poderá visitar alguns monumentos, como a Fortaleza Real de São Filipe, construído nos anos 1700, com o intuito de defender a cidade dos ataques dos inimigos e piratas, o Pelourinho, a Sé Catedral, o Convento de São Francisco, entre outros.

 


Assomada
– a cerca de 50 km da cidade da Praia, está a cidade de Assomada, onde poderá visitar o Mercado e o Museu da Tabanka.

Parque natural de Serra Malagueta – situado na parte norte da ilha, depois de Assomada, um lugar privilegiado com um grande número de plantas endémicas, ótimo para quem aprecia o ecoturismo.

Tarrafal – um convite a banhar-se nas águas da Baía do Tarrafal, uma praia de areia branca e palmeiras e de cumprir uma paragem obrigatória no antigo Campo do Tarrafal ou Campo de Concentração do Tarrafal, uma colónia penal criada em 1936, pelo governo português, para afastar presos problemáticos da metrópole e para onde eram deportados sobretudo presos políticos, oriundos de todas as ex-colónias portuguesas.

Como chegar

Para visitar Santiago, a TACV oferece-lhe diversos voos a partir de todas as ilhas, desde São Vicente à ilha do Fogo.