Sal

Sal é uma ilha para o amante da praia e do Sol. Voltada exclusivamente para o turismo, a ilha do Sal deve o seu nome à indústria de extração de sal que aqui prosperou entre os séculos XVIII e meados do séx. XX.

O que fazer

Sol e Mar

A irresistível baía da vila turística de Santa Maria, com cerca de 4km de areal dourado e água turquesa representa o destino mais visitado da ilha.

Outras praias são igualmente de visita obrigatória: Buracona, Ponta Preta, baia da Murdeira, Rabo de Junco, Parda, Curral.

Aproveite e conheça o lugar próximo de Buracona, chamado “Odjo Azul“, assim conhecido porque quando a luz do sol reflete na água, a cor azul é tão intensa e de uma beleza singular que nos faz lembrar um olho humano.

Santa_Maria650

Desportos náuticos

A ilha é considerada um dos melhores spots mundiais para a prática de windsurf e de outros desportos náuticos, desde o surf, o kitesurf, ao mergulho e à pesca. Ponta Preta, no sudoeste da ilha, oferece um cenário único para as modalidades náuticas.

Se preferir, pode fazer uma excursão a Santa Luzia, aos ilhéus Branco e Raso, às ilhas de S. Nicolau e Santo Antão.

Não perca a oportunidade de conhecer a enorme beleza da fauna marinha desta ilha.

Passeios que não pode perder:

Pedra de Lume é um lago de sal dentro da cratera de um vulcão extinto há muito tempo. Situado abaixo do nível da água do mar, as salinas constituem a principal atracão turística, em que as cores variam do azul-turquesa ao branco rosa e, onde se pode banhar na água, que é 25 vezes mais salgada do que a água do mar.

Festividades

Em Setembro, acontece o festival de música da praia de Santa Maria.

Ao longo do ano, realizam-se algumas festas de cariz religioso, como as de Santa Cruz, Santo António, Santa Ana e Nossa Senhora da Piedade.

Como chegar

Há voos diretos a partir da Praia, São Vicente, Boa Vista e São Nicolau.