Descubra Cabo Verde

Cabo Verde

Cabo Verde é um arquipélago de origem vulcânica, formado por dez ilhas, sendo nove habitadas e, oito ilhéus, totalizando uma área territorial de 4033 km². Situado a 445 km da costa ocidental africana, os seus cerca de 510.000 habitantes são conhecidos por sua ‘morabeza’, palavra que transmite tudo que há de bom e de melhor nestas ilhas paradisíacas.

As ilhas situadas ao norte são conhecidas como ilhas de Barlavento: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista.

mapa-mundiAo sul, as ilhas de Sotavento: Maio, Santiago, Fogo e Brava.
Tendo em conta o relevo, existem dois tipos de ilhas: as ilhas planas, circundadas de praias extensas e com largas faixas de areal – Sal, Boa Vista e Maio – onde se pode desfrutar de praias de areia fina e branca – e as ilhas de relevo acidentado e cheio de contrastes – Santo Antão, Santiago, Fogo, São Vicente, São Nicolau e Brava, onde predominam praias de areia negra.

 


Língua

A língua oficial é o português. No quotidiano, fala-se a língua cabo-verdiana, a língua do povo, popularmente conhecida por crioulo de Cabo Verde, em vias de oficialização. Em cada ada ilha fala-se uma variante diferente do crioulo diferente.

Música

Cabo Verde é o lar de uma variedade de estilos musicais, fruto de uma mistura de vários estilos europeus (sobretudo de Portugal) com estilos de origem africana: a morna, mundialmente divulgada pela eterna diva Cesária Évora, o batuque, o colá, o funaná, a coladeira, o funaná, a mazurca, a tabanca, são os géneros mais populares.

O Clima

O clima é tropical seco, com duas estações: uma seca, entre Novembro e Julho e, outra húmida, de Agosto a Outubro.

A temperatura média anual ronda os 25ºC, o que faz de Cabo Verde um país de 365 dias de Sol, praias maravilhosas. e Com uma localização privilegiada, no meio do Mundo, perto da Europa, da América e da África, fazem desses dez “grãozinhos” de terra são o destino ideal para as suas férias!

Gastronomia

A gastronomia cabo-verdiana define-se por uma mistura infindável de pratos, resultantes de influências muito distintas que foram chegando ao arquipélago, ao longo dos séculos.

A grande referência está na cachupa, um prato confecionado à base de milho e feijão, vegetais e carnes, que lhe conferem um sabor muito particular.

Os sabores de Cabo Verde passam também pela qualidade e diversidade de peixes e mariscos que fazem as delícias dos visitantes. Os queijos e os doces também se inscrevem na tradição gastronómica do país.

Não deixe de saborear um bom vinho do Fogo, ou o típico grogue, uma aguardente feita à base da cana-de-açúcar e, rematando, no final, com o famoso e delicioso café da ilha do Fogo.

Cada ilha tem sua personalidade e características próprias. Venha descobrir a ilha de sua preferência.

Documentação: para viajar para Cabo Verde, é necessário passaporte válido, com visto de entrada no país.

Moeda: a moeda de cabo Verde é o escudo cabo-verdiano e tem câmbio fixo com o euro: 1 Euro = 110,265 escudos. Em todas as ilhas é possível efetuar câmbio em qualquer Banco ou em Casas de Câmbio. O uso do euro é aceite de forma habitual em algumas ilhas.

Imagem promo Praia/São Nicolau

Praia/São Nicolau

a partir de
10.000 CVE
Imagem promo Boa Vista/Praia

Boa Vista/Praia

a partir de
8.000 CVE
Imagem promo São Nicolau/São Vicente

São Nicolau/São Vicente

a partir de
6.400 CVE
Imagem promo Boa Vista/Sal

Boa Vista/Sal

a partir de
6.600 CVE
Imagem promo Sal/São Nicolau

Sal/São Nicolau

a partir de
7.400 CVE
Imagem promo Praia/São Filipe

Praia/São Filipe

a partir de
7.000 CVE