APIs e Requisitos para Visto

Os requisitos abaixo se aplicam à entrada nos EUA isenta de visto

  • Ser cidadão de um país membro do Programa de Isenção de Visto
  • Seu passaporte deverá cumprir os critérios exigidos pelos EUA
  • Possuir uma autorização de viagem ESTA
  • Ter fornecido seus dados APIS

A entrada isenta de visto somente é possível se forem cumpridos os 4 critérios. Se esse não for o caso, é necessário solicitar um visto. Para esse efeito, contate a Embaixada dos EUA em seu país.

Programa de Isenção de Visto

Os cidadãos desses países estão autorizados a visitar os EUA em viagens de até 90 dias, sem a necessidade de obtenção de um visto.

Andorra Dinamarca Islândia Luxemburgo São Marino Suíça
Austrália Estónia Irlanda Mónaco Singapura Taiwan
Áustria Finlândia Itália Países Baixos Eslováquia Reino Unido
Bélgica França Japão Nova Zelândia Eslovénia  
Brunei Alemanha Letónia Noruega Coreia do Sul  
Chile Grécia Liechtenstein Portugal Espanha  
República Checa Hungria Lituânia República de Malta Suécia  

Fonte: dhs.gov

Requisitos aplicáveis ao passaporte ao abrigo do Programa de Isenção de Visto

Confira com antecedência se seu passaporte é válido durante o tempo suficiente e se cumpre os requisitos para uma entrada nos EUA isenta de visto. Se esse não for seu caso, renove seu passaporte ou solicite um visto.

Os requisitos do Programa de Isenção de Visto são:

  • O passaporte deve possuir zona de leitura digital na página biográfica.
  • Emitido a ou após 26 de Outubro de 2005 – Cada Programa de Isenção de Visto emitido nesta data ou após a mesma deve apresentar uma fotografia digital.
  • Emitido a ou após 26 de Outubro de 2006 – Cada Programa de Isenção de Visto emitido nesta data ou após a mesma deve ser um passaporte eléctrico com um chip digital contendo informações biométricas sobre o titular do passaporte.

Para mais detalhes, consulte Requisitos aplicáveis ao passaporte

Autorização de viagem ESTA

Para aumentar a segurança das viagens para os Estados Unidos ao abrigo do Programa de Isenção de Visto, os requisitos para viajar sem visto foram reforçados. Cidadãos dos países ao abrigo do Programa de Isenção de Visto são ainda elegíveis para viajar sem visto mas terão de obter uma autorização eletrônica de viagem (ESTA) aprovada antes da sua viagem para os Estados Unidos.

Solicite a autorização para viajar ESTA diretamente no site ESTA, com pelo menos 72 horas de antecedência de sua partida.

Quem necessita de uma autorização de viagem?

Todos os passageiros que viajem ao abrigo do Programa de Isenção de Visto têm de possuir uma autorização de viagem aprovada antes de viajar para os Estados Unidos por via aérea. Mesmo crianças sem bilhete necessitam de uma autorização de viagem aprovada se não tiverem um visto para viagem para os Estados Unidos. A aplicação pode ser enviada por terceiros em nome do viajante ao abrigo do Programa de Isenção de Visto.

Quando preciso de solicitar uma autorização de viagem?

Estas solicitações podem ser apresentadas em qualquer momento anterior à viagem para os Estados Unidos. O Departamento de Segurança Nacional recomenda que as solicitações de autorização de viagem sejam apresentadas pelo menos 72 horas antes da viagem. Exceto se anuladas, as autorizações de viagem são válidas por dois anos a partir da data de autorização, ou até expirar o seu passaporte, conforme o que ocorrer primeiro.

Validade da autorização de viagem ESTA

Sua autorização ESTA é válida até dois anos, desde que não seja anulada e que seu passaporte ainda seja válido. Isso significa que será válida para várias entradas nos EUA. É possível atualizar seu endereço no destino, o trajeto da viagem ou futuros planos de viagem no site da ESTA.

Coleta de dados APIS

Através do “Advanced Passenger Information System” (APIS), as companhias aéreas transmitem os dados de todos os passageiros para o departamento de imigração dos EUA, no dia de sua partida. É obrigatório fornecer os dados completos e corretos se pretende evitar complicações na chegada. Esses dados incluem, entre outros, o nome, dados do passaporte e o endereço nos EUA.